quarta-feira, 9 de março de 2011

Respondendo as perguntas enviadas por leitores em matéria com o tema:Pais X Filhos publicada em revista .

1- Por que crianças e adolescentes, em especial quando contrariados, agridem fisicamente os pais? O que aconteceu com o respeito aos mais velhos, principalmente os pais?
Tudo o que acontece na relação entre pais e filhos é resultado de uma longa trajetória de vida,ou seja ,a falta de respeito não começa de uma hora para outra.Ela se inicia em pequenos atos,que vão se repetindo e que muitas vezes,os pais não percebem que esses atos já sejam um aviso sobre futuras tendências comportamentais.A criança de dois aninhos que joga o brinquedo na mãe porque não gostou do que ganhou, tem grande possibilidade de ser aquela que aos treze anos de idade bate a porta na cara da mãe quando a mesma não deixá-lo sair.
Os pais tem a falsa idéia de que quando a criança crescer,ela melhorará magicamente... que é uma fase...Eu costumo dizer o
contrário:Se o filho é pequeno,o problema é pequeno...Filho grande,é problema grande.
2- Esse comportamento é reflexo da falta de limites por parte dos próprios pais? Como prevenir que os filhos agridam os pais?
Sim,sem dúvida.A melhor prevenção é deixar claro aos filhos a idéia de que todos temos direitos e deveres.Combinar com o filho quais são os seus deveres e quais são os direitos,para que que possa haver uma cobrança justa,é o primeiro passo.O segundo é garantir que todo ato inadequado sofra consequencias.Há três erros sérios que favorecem a falta de limite:
O primeiro erro de muitos pais é achar que uma conversa séria é conseqüência,pois não é!
O segundo erro é o de cobrar antes de combinar...isso tb não é justo.Lembremos que o que é óbvio p/o adulto,pode não ser p/ a cça.
O terceiro é prometer e não cumprir.
Exemplo: Foi combinado que seu filho não deveria ficar no computador enquanto vc não estivesse em casa.Vc chega antes do horário e surpreende-o no MSN.Além de falar:”eu não esperava isso de vc...”,os pais deverão dizer: “Como vc não cumpriu seu dever,perde o direito de...(escolha uma consequência real) e cumpra.
Pensemos bem...se o guarda de transito te parar e falar:”Que coisa feia...vc estava acima do limite de velocidade...fiquei triste c/ vc...” sem a conseqüência da multa,será que isso seria o bastante para inibir as infrações?
Devemos educar nossos filhos para serem fortes e saudáveis emocionalmente para fazerem parte de uma sociedade da vida real e na vida real,toda ação tem reação!!!Toda escolha tem conseqüências positivas ou negativas,de acordo com a opção feita.

3- As gerações mais novas não aceitam a autoridade dos pais? Como resgatá-la?
A resposta anterior já responde essa tb.

4- Depois que as agressões já começaram, como reverter a situação e reconquistar o respeito dos filhos? Quais são os conselhos práticos para voltar a ter paz em casa?
Nunca é tarde para recomeçar.Fale abertamente ao filho que vc esteve repensando sobre tudo o que tem acontecido na família e que por amá-lo muito,percebeu que será necessário mudar algumas coisas na dinâmica familiar.Estabeleça quais serão as regras dali pra frente.Explique que é sua obrigação guiá-lo p/ o caminho correto e que é isso q fará.Estabeleça conseqüências p/ cada dever não cumprido e não abra exceções.Se ainda assim ,houver dificuldade,procure ajuda profissional.Um psicólogo(a) poderá analisar a dinâmica familiar e orientar de maneira personalizada.
5- Reagir com mais violência pode acarretar ainda mais prejuízos para a relação entre pais e filhos? Quais?
Violência não impõe respeito,mas sim ,medo.A prática da violência dará a idéia de que quem é mais forte,bate no outro,por isso muitos pais apanham de seus filhos quando tornam-se idosos. O respeito é conquistado a cada ato de carinho e de rigidez(quando necessário),cumprindo a palavra e dando o exemplo.Não é só o filho que tem direitos e deveres.Os pais tb os tem.
Dever do filho:Respeitar,fazer suas lições,...
Direito do filho:Ter pais presentes que lhes proporcione cobrança,mas também lazer,amizade,participação...
Direito dos pais: Ter filhos educados,amigos,colaboradores
Dever dos pais:serem colaboradores nas atividades escolares,não jogar sobre os filhos suas frustrações pessoais,amorosas...Não agredi-los nem verbalmente,nem fisicamente.
6- Como os pais devem reagir com os filhos que tentam agredi-los em cada faixa etária: acrianças até 6 anos, dos 7 aos 12 anos, dos 13 aos 20 e depois na fase adulta?
Nenhum filho começará agredir os pais na vida adulta,se isso não tiver acontecido na infância,a não ser que o filho esteja com algum problema psiquiátrico.
Recomendo procurar ajuda profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário