quarta-feira, 9 de março de 2011

Quando o assunto é educar...

Seja claro!
Quando não compreendemos as orientações, não concluímos as tarefas, mesmo que sejamos capazes de fazê-la. Um erro de comunicação pode ter tanto conseqüências leves, quanto prejuízos incalculáveis. Pode parecer estranho, mas é exatamente isso que ocorre na educação de nossos filhos.
Combine antes de cobrar. Da mesma forma que queremos entendê-los, devemos nos fazer entender. Para que a criança nos atenda, nos obedeça, ela primeiro precisa compreender de forma clara o que é esperado dela. Nesse caso, embora pareça que algumas informações óbvias não necessitam ser dadas, isso é falso! A criança precisa saber claramente as regras do jogo e para facilitar tal compreensão, é importante que essas regras não fiquem mudando a todo instante!
Outra dica importante: Seja objetivo! Falar demais desgasta e confunde sua compreensão. Por exemplo: Se seu filho está subindo em um local que ofereça risco, não use frases do tipo: "Fulano, você vai cair, vai se machucar... e eu não vou nem ligar por que eu estou avisando!... Você é teimoso, arteiro e eu já não aguento mais! Vou mandar o médico te dar uma injeção quando chegar ao hospital por causa do tombo!..."

Todas essas frases apelativas e não verdadeiras deveriam ser substituídas apenas por:" Desça daí agora!".
Observe que no primeiro exemplo, apesar do responsável ter utilizado 43 palavras, em nenhum momento deixou claro o que esperava da criança!Foi um emaranhado de queixas que não levaram a nada. Já, no segundo exemplo, em três palavras, ficou claro o que era esperado da criança: que descesse imediatamente.Como você se sentiria se seu chefe o cobrasse de um serviço que não havia lhe pedido? Absurdo, não é? Mas é isso que fazemos quando cobramos da criança um comportamento que não explicamos antes.No mundo infantil,o óbvio não existe. Combine primeiro,depois cobre! Não é para subir no sofá da tia? Então combine isso antes de sair de casa!Não vai comprar nada no mercado? Então combine antes e mantenha o que combinou,mesmo que isso gere choro e birra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário