quarta-feira, 9 de março de 2011

Entrevista sobre depressão infantil

                              
> > 1 - Quais os principais sinais de que uma criança está em depressão? Como os pais podem identificá-la?
A criança sempre demonstra não estar bem,através de alterações no seu comportamento.Pode demonstra-se isolada,quieta,chorosa para manter suas atividades de rotina (por exemplo ,ir a escola).O importante é sempre estar atento a mudanças repentinas no seu comportamento.A criança não muda sem motivos.

> > 2 - O que pode causar a depressão na infância?
Situações que mexam com o emocional da criança.Separação dos Pais,perda de alguém querido ,violência sexual...

> > 3 - Existem crianças que são mais vulneráveis ou um "grupo" em que ela é mais recorrente? Tímidos ou os que têm baixa auto estima ou fora do padrão de beleza?
Assim como ocorre com os adultos, entre as crianças também há aquelas com maior ou menor pré-disposição para depressão.Cada criança pode reagir de maneira completamente diferente diante de um mesmo problema. Uma criança que vivencia algum tipo de violência no lar, pode tanto ficar isolada, quieta...Como ficar agitada, agressiva...
Crianças mais quietas, reprimidas podem ter maior tendência a tal problema, pelo fato de que tem mais dificuldade de expressarem seus sentimentos, guardam suas tristezas para si, favorecendo a introspecção do que sentem.
> >

4 - A depressão infantil é mais comum após um trauma ou perda?
Tanto pode se manifestar em casos de trauma, como em casos de perda.
Um motivo que para o adulto pareça ser insignificante, pode ser extremamente importante para a criança.
Para entender a criança, é necessário pensar como criança por alguns momentos.
> > 5 - Como se dá o tratamento?
O ideal é que a criança passe por uma avaliação psicológica para que seja diagnosticado qual foi o fator desencadeador.A partir disso é possível iniciar o tratamento psicológico. Na maioria dos casos, é recomendável também um trabalho de orientação familiar para resultados mais rápidos.

> > 6 - Como os pais devem agir? A quem procurar? Devem comunicar a escola?
>
>Os pais devem manter-se atentos a todas mudanças comportamentais, especialmente às observações feitas pela escola,que é a grande parceira na educação dos filhos.
Infelizmente muitas vezes, a primeira reação da família é a de não aceitar o encaminhamento da escola para uma avaliação psicológica.Ainda há muito preconceito sobre qualquer tipo de problema emocional.Erroneamente o psicólogo ainda é visto como coisa de louco!
Esse pensamento acaba tardando o diagnóstico e conseqüentemente o tratamento.Quanto maior a espera na busca de ajuda,maior também torna-se o problema,levando até a uma psicosomatização como por exemplo:gastrite infantil,enurese (voltar a urinar na calça),ecoprese(voltar a evacuar na calça),fracasso escolar,doenças respiratórias crônicas...
As famílias tendem a achar que é uma fase,e que vai passar magicamente...

Sempre o recomendável é buscar ajuda profissional.Se a dificuldade for financeira, é possível conseguir tratamento em universidades e também em postos de saúde pública.Muitas escolas mantem parcerias para tornar o tratamento acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário